Umidade nas paredes, como controlar?

Uma parede manchada, a pintura estragada e problemas com mofo e umidade. Este problema é bem comum e afeta não só a decoração de sua casa, mas também a sua saúde. Como combater? Confira algumas dicas:

O que fazer em casos de umidade em casa?

A arquiteta e designer de anteriores Pricila Dalzochio conta que uma das melhores formas de controlar a umidade é deixar o sol entrar e circular o ar todo o dia. “Se a situação for critica, o ideal é procurar um profissional especializado e tentar sempre resolver o problema pela raiz, ou seja, procurando saber de onde está vindo a umidade, se é infiltração ou algum erro de construção e tentar estancá-la o quanto antes” recomenda Priscila.
Existem no mercado alguns produtos (eletrônicos ou não) de controle de umidade. São excelentes e podem ser distribuídos em locais da casa como: guarda-roupa, área de serviço, banheiro e cômodos mais propensos a umidade.

Como surge a umidade?
Existem vários fatores, entre eles, umidade vinda do terreno. Se o imóvel for novo, o material utilizado para sua construção ainda pode estar úmido.

A umidade também pode ser provocadas por chuvas que atingem diretamente a parede. Se houver fissura, a água entra na parede. Outras razões são: a umidade relativa do ar elevada e as umidades vindas de infiltrações em banheiros e tubulações dos vizinhos ou da própria residência. Mas a maior causa da umidade é a condensação. Quando a umidade presente no ar quente se choca com uma superfície fria ela se torna água novamente. Podemos observar isso ao cozinhar, quando observamos o vapor quente que sai dos alimentos ao se chocar contra uma superfície fria, que pode ser a tampa de uma panela ou a parede da cozinha.

Por isso é importante manter a casa sempre arejada e ventilada para que a umidade não se torne prejudicial a sua parede e a sua saúde. Afinal, os esporos que são produzidos pelo mofo podem agravar a asma e a bronquite e até causar infecções.

Como cuidar sem derrubar a casa?

Segundo a arquiteta Pricila Dalzochio, a solução usada em paredes de tijolos é descascar o reboque até chegar à alvenaria. São feitos então furos (com furadeira) e, neles, injeta-se água até saturar. Em seguida, aplica-se um cristalizante (impermeabilizante à base de silicato e resina). No dia seguinte, a aplicação é refeita e, depois de seca, a parede recebe demãos de cimento polimérico. No entanto, se a estrutura for de blocos de concreto ou cerâmicos, a saída é descascar o reboco e passar o cimento polimérico seguido de argamassa com impermeabilizante, mesmo procedimento indicado para o contrapiso.

Para desaparecer as manchas causadas pelo mofo, aplique vinagre, o que pode também evitar o reaparecimento das manchas.

Um armário encostado em uma parede com umidade pode transferir o mau cheiro para as roupas que estão armazenadas. O cheiro sairá se as roupas forem lavadas com suco de limão e secas ao sol, mas antes verifique as condições de lavagem.

Uma maneira fácil e barata de combater a umidade nos ambientes é usar giz de quadro negro:

  • Compre vários tipos de giz coloridos ou não e triture-os até virar um pó fino.
  • Encha uma vasilha plástica com o pó e a coloque próximo aos lugares mais propensos a umidade.
  •  Ao absorver a umidade, o pó se tornará compacto.
  • Quando todo o pó estiver compacto, jogue o giz fora, lave bem a vasilha e repita a operação.

 

Outra dica é decorar ambientes da casa com giz colorido. Use da sua criatividade: pode ser um vaso com vários gizes coloridos imitando flores, pendurados em algum ambiente da casa ou até mesmo junto a um quadro negro na cozinha que você pode usar para escrever sua lista de supermercado.

 

Pricila Dalzochio, gaúcha, tem 29 anos, é formada há 3 anos e meio pela Unisinos – São Leopoldo – RS. Consta em seu currículo especializações em luminotécnica, gestão de projetos, dimensionamento de edifícios residências, arquitetura paulista e urbanismo, além de estar cursando pós graduação em gerenciamento de empreendimentos na construção civil pela Mackenzie. Em seu portfólio consta mais de 30 projetos de residências, 2 hotéis, mais de 70 projetos de interiores, edifícios residenciais, indústrias, edifícios comerciais e lojas.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s